top of page

Comando de greve da Ufersa realiza ato público " UFERSA, 10 ANOS: E AGORA? contra os cortes e p



Professores, servidores e estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) realizam na quarta-feira (05), a partir das 7h um ato público em frente à instituição. A atividade, chamada de UFERSA, 10 ANOS: E AGORA? contra os cortes e por mais investimentos na educação pública", relembra o recente aniversário de 10 anos da transformação da Escola Superior de Agronomia de Mossoró (Esam) em Ufersa.


O ato destaca o atual momento do ensino público superior, marcado pelos profundos cortes orçamentários à educação, promovidos pelo Governo Federal, e pelo rápido processo de precarização das condições de trabalho e do ensino, que atinge os três segmentos da universidade. Também foram convidados para a atividades, servidores de outras instituições de ensino e a sociedade em geral.


“Esta atividade nos propõe uma reflexão acerca do modelo de universidade que está sendo implementado no Brasil. Vamos rememorar o aniversário de 10 anos da Ufersa, pensando como os aspectos da precarização tem atingido diariamente o nosso trabalho, refletindo nas diferentes atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós graduação”, afirmou o presidente da Associação dos Docentes da Ufersa, Joaquim Pinheiro.


De acordo com Joaquim, na quinta-feira estará sendo realizada em Brasília uma grande manifestação dos servidores públicos federais em greve. O objetivo do encontro é reivindicar do governo negociações efetivas para a resolução do impasse.


Docentes e servidores da Ufersa encontram-se em greve desde o dia 28 de maio. Em sua pauta de reivindicações as categorias lutam pela defesa do caráter público da universidade, contra os cortes orçamentários, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados, além de um reajuste salarial de 27,3% em parcela única.


bottom of page