top of page

ADUFERSA participa da  primeira reunião  da Campanha Unificada dos Servidores Federais em 2016




O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF) irá realizar sua primeira reunião ampliada do ano, nos dias 16 e 17 de janeiro, em Brasília (DF). A reunião debaterá a Campanha Unificada dos SPF para 2016 e os ataques que o governo federal e o Congresso Nacional tem promovido contra os servidores federais. A Diretoria da ADUFERSA estará presente no encontro.


A atividade terá inicio às 9h do sábado (16). O primeiro dia de debates contará com uma mesa de conjuntura, painéis e grupos de trabalho. No domingo (17), a reunião tem continuidade, a partir das 9h, com a socialização das discussões dos grupos de trabalho e os encaminhamentos.


O Diretor da Adufersa, Thiago Arruda, que estará presente na reunião, comenta que o espaço será de suma importância para a organização dos servidores públicos federais em 2016, visto que o início do ano já foi marcado pela intensificação dos ataques aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras.


“O Fórum dos SPF tem sido fundamental para a defesa dos direitos dos servidores públicos federais. No atual contexto, apenas através dessa ampla unidade e mobilização dos trabalhadores será possível alcançar vitórias no sentido da manutenção, da garantia e da conquista de direitos de nós servidores”.


Além disso, no dia 15 de janeiro, o Setor das Instituições Federais de Ensino Superior do ANDES-SN realiza reunião ao longo de todo o dia para discutir a participação na reunião ampliada do Fórum e outros encaminhamentos. A Adufersa igualmente estará representada nessa reunião.


Marinalva Oliveira, 1ª vice-presidente do ANDES-SN, afirma que uma das grandes vitórias que os Servidores Públicos Federais (SPF) tiveram em 2015 foi o fortalecimento do Fórum dos SPF, com greves e mobilizações. Para ela, a unidade entre as categorias do funcionalismo federal conseguiu barrar o total desmonte do serviço público e avançar em algumas questões de negociações específicas.


“A reunião ampliada de janeiro será o momento de debatermos a Campanha Unificada dos SPF para 2016, principalmente estes pontos em que não avançamos em 2015. Além do mais, há uma ameaça clara por parte do governo de ataque aos serviços públicos e aos servidores. O novo ministro da Fazenda já declarou que o ajuste fiscal e a reforma da previdência são prioridades nos primeiros meses de 2016. Ou seja, continua como meta deste governo a retirada de direitos e o desmonte dos serviços públicos. Isso mostra a necessidade do Fórum dos SPF, em 2016, se organizar de forma mais intensa, para enfrentar e resistir a todos os ataques”, avalia Marinalva.


A diretora do ANDES-SN reforça ainda que a Reunião Ampliada será o momento em que representantes das bases das mais de 20 entidades que compõem Fórum dos SPF poderão participar ativamente e discutir os eixos da campanha unificada para 2016, assim como definir calendário de lutas e de mobilizações. “Esta participação da base é muito importante como método organizativo do Fórum. Por isso, os SPF devem se articular nos estados, organizando caravanas para ir a Brasília nos dias 16 e 17 de janeiro”, conclui.

Com informações do ANDES-SN


bottom of page